terça-feira, 21 de agosto de 2007

Dia de Teresina






Dia 16, quinta-feira, foi dia de parabenizar Teresina por seus 155 anos. Este anúncio foi feito pela Time para o Hospital do Olho, em homenagem à cidade. Ele ganhou um valor especial pra mim. Adoro "misturar" publicidade com literatura. Acho poético, instigante, mágico. O tema "Olho" me lembrou o livro Ensaio sobre a Cegueira, do escritor português José Saramago. O título deste anúncio é a primeira frase do livro. Bonito, não? Saramago conta uma história interessante cuja essência mostra que mais do que olhar, o que importa é reparar no outro. Faz a gente pensar. E pensar, vocês sabem, não é fácil.

*
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”

Muita gente considera que olhar e ver são sinônimos. Mas pensando bem, existe uma grande diferença. Tem gente que olha e não vê. Quem apenas olha não presta atenção, faz algo mecânico, trivial e repetitivo. Mas quem vê enxerga de verdade, fica preso à imagem e a leva na memória. Qualquer pessoa pode olhar a beleza de Teresina. Mas quantas realmente a enxergam? Você já parou pra pensar que de tanto olhar nossa cidade, não a está enxergando? A rotina de passar várias vezes nos mesmos lugares talvez nos impeça de observá-la com mais amor e atenção. O Hospital do Olho homenageia Teresina convidando todos a realmente vê-la de verdade. Aproveitar o pôr-do-sol alaranjado no rio Poti quando passar pela ponte da Frei Serafim, as brincadeiras das crianças nos parques, as praças, o enfeite dos caneleiros, o sorriso fraterno das pessoas. Da próxima vez que olhar Teresina, procure vê-la. E quando a vir, repare no quanto é uma cidade encantadora.

Teresina. 155 anos de encher os olhos.

*
AGÊNCIA: TIME PROPAGANDA
CLIENTE: HOSPITAL DO OLHO
CAMPANHA: DIA DE TERESINA 2007
PEÇA: ANÚNCIO DE JORNAL
DIREÇÃO DE ARTE: CLÁUDIO COSTA
REDAÇÃO: DANUSE SANTIAGO

3 comentários:

  1. Você conseguiu me emocionar!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Tipo assim, eu tenho uma amiga que é uma puta redatora, uma maravilhosa companhia de risadas e que sabe, como ninguém, emocionar com o seu trabalho. O texto ficou liiindo!

    ResponderExcluir
  3. Prabéns, Dan! Muito lindo mesmo...:)

    ResponderExcluir